A utilização de vinhetas na saúde mental: Tradução e adaptação transcultural de uma vinheta de ansiedade social em adolescentes

Autores

  • Tânia Morgado Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9867-6321
  • Luís Loureiro Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal
  • Maria Antónia Rebelo Botelho Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7356-2053

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2020.2.2.179

Palavras-chave:

Saúde mental, Literacia em saúde, Ansiedade social, Adolescentes, Vinhetas, Estudo metodológico

Resumo

Objetivo: Apresentar a tradução e adaptação transcultural de uma vinheta de ansiedade social em adolescentes para o português europeu, para integrar o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental — QuALiSMental. Métodos: Realizou-se um estudo metodológico detradução e adaptação transcultural da vinheta de ansiedade social em adolescentes para o português europeu segundo as etapas: 1) tradução; 2) síntese das traduções; 3) retrotradução; 4) síntese das retrotraduções; 5) painel de peritos, constituído por oito profissionais de diferentes áreas da saúde; 6) cognitive debriefing, integrando seis adolescentes com uma média de idades de 14,33 anos (DP = 0,52); 7) revisão e relatório final. Ao longo deste processo, tivemos em conta as considerações éticas.  Resultados: Obteve-se uma vinheta de ansiedade social nos adolescentes “João” e “Joana” no português europeu. Salientamos os resultados relativos às etapas: painel de peritos e cognitive debriefing. Foram obtidos os critérios de consenso, entre os peritos, para a equivalência semântica e idiomática, a equivalência experiencial e cultural e a equivalência conceptual. No cognitive debriefing verificou-se 100% de concordância relativamente à clareza do conteúdo da vinheta no português europeu.  Conclusões: Esta vinheta pode ser utilizada na prática clínica, nos diferentes níveis de cuidados, na educação/formação e na investigação. Integrada no QuALiSMental permite a avaliação da literacia em saúde mental sobre a ansiedade em adolescentes em diversos contextos e/ou avaliação da efetividade de intervenções psicoeducacionais nesta área.

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Publicado

2020-11-29

Como Citar

Morgado, T., Loureiro, L., & Rebelo Botelho, M. A. (2020). A utilização de vinhetas na saúde mental: Tradução e adaptação transcultural de uma vinheta de ansiedade social em adolescentes. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 6(2), 1–11. https://doi.org/10.31211/rpics.2020.2.2.179

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