Preconceito dos estudantes universitários em relação à deficiência: Um estudo exploratório

Autores

  • Thais Pousada Universidade da Coruña, Centro de Investigación en las TIC, Grupo de Investigación TALIONIS, Espanha https://orcid.org/0000-0003-3356-0429
  • Marta Nogueira Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Portugal https://orcid.org/0000-0002-9503-4451
  • Jessica Garabal-Barbeira Universidade da Coruña, Centro de Investigación en las TIC, Grupo de Investigación TALIONIS, Espanha https://orcid.org/0000-0003-2439-4967
  • Célia Sousa Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova (CICS.NOVA), Pólo do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5113-9323

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Preconceito em Relação à Deficiência, Inclusão Educativa, Estudantes Universitários, Estudo Quantitativo

Resumo

Contexto: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um importante desafio social e académico. O preconceito em relação às pessoas com deficiência pode representar uma barreira significativa para a sua integração e sucesso académico, tornando essencial o entendimento dos fatores entre os estudantes universitários. Objetivo: Este estudo descritivo e transversal teve como foco principal o preconceito em relação à deficiência e visou (1) investigar a presença de preconceito e atitudes entre estudantes universitários face à deficiência; (2) averiguar se os preconceitos e atitudes são influenciados por fatores demográficos, académicos ou pelo contacto prévio com pessoas com deficiência; e (3) explorar a relação entre o preconceito e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Métodos: A amostra incluiu 104 estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Utilizou-se um questionário sobre preconceito e duas escalas sobre atitudes em relação à deficiência.  Resultados: Os dados sugerem um baixo preconceito face à deficiência, com atitudes favoráveis em relação à deficiência intelectual. Não se verificou relação entre preconceito e sexo, idade, ou nível de estudos. Contudo, não foi encontrada uma relação estatisticamente significativa entre o preconceito geral e as atitudes específicas em relação à deficiência intelectual. Uma relação significativa foi encontrada entre o nível socioeconómico e o preconceito. Conclusões: Estes achados podem ser fundamentais para informar futuras intervenções e políticas inclusivas destinadas a promover um ambiente de ensino superior mais inclusivo e recetivo.

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Publicado

19-05-2023

Como Citar

Pousada, T., Nogueira, M., Garabal-Barbeira, J., & Sousa, C. (2023). Preconceito dos estudantes universitários em relação à deficiência: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(1), 1–19. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.294

Edição

Secção

Artigo Original