Burnout em estudantes universitários: Uma revisão narrativa

Autores

  • Célia Carvalho Lucas Lucas Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Vila Real, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0440-5625
  • Alberto Vagaroso Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Vila Real, Portugal https://orcid.org/0009-0004-8520-288X

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.2.349

Palavras-chave:

Burnout Académico, Estudantes Universitários, Universidade, Revisão Narrativa

Resumo

Contexto: A prevalência crescente do burnout entre estudantes universitários em ambientes académicos exigentes sublinha a necessidade de uma compreensão aprofundada deste fenómeno, visando orientar estratégias mais eficazes de prevenção, deteção e intervenção. Objetivo: Esta revisão narrativa visou: a) descrever as manifestações da síndrome de burnout em estudantes universitários; b) identificar os fatores de risco associados ao seu desenvolvimento; e c) determinar os fatores de proteção relevantes. Métodos: Procedeu-se a uma revisão narrativa que englobou 20 artigos científicos, englobando um total de 11.596 estudantes universitários, tanto nacionais como internacionais. Resultados: Verificou-se que estudantes com níveis elevados de baixa autoestima, ansiedade, stress e depressão apresentavam maior predisposição para o desenvolvimento da síndrome de burnout. Por outro lado, os principais fatores de proteção identificados incluíram: autoestima elevada, utilização de estratégias de coping eficazes, elevado envolvimento académico, liderança docente positiva e estatuto socioeconómico elevado. Conclusões: A integração e adaptação ao ensino superior revelam-se processos complexos, influenciados por diversas dinâmicas enfrentadas pelos estudantes. Destaca-se a importância de uma compreensão profunda das necessidades dos estudantes, permitindo uma intervenção precoce e adequada que englobe a prevenção, identificação e tratamento eficazes do burnout.

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

Lucas, C. C. L., & Vagaroso, A. (2024). Burnout em estudantes universitários: Uma revisão narrativa . Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 10(2), 1–19. https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.2.349

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Secção

Artigo de Revisão