Serviço social em escolas públicas: Rácios de estudantes por assistente social em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2019.5.1.107

Palavras-chave:

Assistente social, Serviço social na escola, Rácio, Escolas públicas

Resumo

Objetivo: O presente estudo estima o rácio de estudantes por assistente social nas escolas públicas de Portugal. Métodos: A análise documental foi utilizada para a recolha de dados, seguindo três etapas com critérios específicos: 1) partimos de fontes documentais oficiais para identificar as escolas que permitem a contratação de assistentes sociais; 2) foram recolhidas evidências de empregabilidade de assistentes sociais na página institucional de cada escola; 3) foi construída uma base de dados, a nível nacional e regional, para o território continental de Portugal. Resultados: Foram identificados 112 assistentes sociais no universo de 811 escolas públicas (escolas agrupadas e não agrupadas). O rácio a nível nacional de assistente social/estudantes em todas as escolas de Portugal continental foi de 1:12.086, variando entre 1:8.753 e 1:22.237. O rácio nas escolas que têm assistentes sociais foi de 1:1.394, variando entre 1:1.210 e 1:1.768, dependendo da região do país. Conclusões: Os assistentes sociais são profissionais muito residuais na escola pública, destacando-se os rácios alarmantes e desiguais territorialmente de assistentes sociais/estudantes. Tal evidencia o desinvestimento na profissão e nos seus objetivos no campo da educação. Estes resultados interpelam as organizações nacionais e europeias de assistentes sociais a definir recomendações de rácios de estudantes por assistente social, exigindo um maior investimento nesta área crucial de intervenção social.

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Mendes, S., & Guadalupe, S. (2019). Serviço social em escolas públicas: Rácios de estudantes por assistente social em Portugal. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 5(1), 61–71. https://doi.org/10.31211/rpics.2019.5.1.107

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