Desfiguramento facial em contexto pediátrico: Revisão integrativa da literatura

  • José Mendes INTELECTO - Psicologia & Investigação http://orcid.org/0000-0003-3612-5772
  • Alcaidinho Hospital Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, Açores
  • Maura Alcaidinho Unidade de Saúde de São Miguel, Ponta Delgada, Açores
  • Sara Silva Hospital Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, Açores
Palavras-chave: Desfiguramento facial, Pediatria, Enfermeiro, Criança, Adolescente

Resumo

Contexto e Objetivo: O desfiguramento facial revela-se um problema quando afeta a criança/adolescente e respetivos familiares. No entanto, apesar de o principal objetivo dos enfermeiros se focar qualidade dos cuidados de saúde, a maioria dos profissionais de saúde carece de competências no cuidado de crianças/jovens com desfiguramento facial. Desconhecidos estudos em Portugal, desenvolveu-se uma análise da literatura com o objetivo de apresentar resultados de investigação e contribuir com reflexões sobre a realização de futuros estudos da contribuição do enfermeiro perante o desfiguramento facial em crianças/jovens.

Métodos: Com recurso à plataforma MeSH, validaram-se os descritores: Desfiguramento Facial; Enfermeiros; EmoçõesCriança/adolescente e Pediatria; tendo-se procedido à realização de uma pesquisa individual nas bases de dados: CINAHL®; Medline; Nursing & Allied Health Collection; Cochrane Plus Collection; Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina, através dos operadores booleanos AND e NOT.

Resultados: Num total de 92 publicações, considerando-se 22 duplicadas e 66 publicações não cumpriam os critérios de inclusão, considerando-se somente quatro publicações elegíveis.

Discussão e Conclusões: As lesões na cabeça são consideradas as principais causas de mortalidade (trauma) e a Fissura do Lábio Palatino é o desfiguramento congénito mais comum. Contudo ambas afetam a qualidade de vida e a identidade da criança/jovem comprometendo o desenvolvimento biopsicossocial. Os enfermeiros, considerados como profissionais de primeira linha, deverão estar capacitados para aconselhar, apoiar, informar e colaborar com a equipa multidisciplinar, capacitando os pais de estratégias que permitam o acesso ao apoio emocional perante o desfiguramento facial e promovendo uma imagem corporal positiva como componente crítica do cuidar.

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Biografia Autor

José Mendes, INTELECTO - Psicologia & Investigação

Especialista em Psicologia Clínica e Saúde, foi um dos primeiros alunos a frequentar o curso de Psicologia na Universidade da Beira Interior (UBI), finalizando licenciatura e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Realizou estágio curricular em Psicologia na Unidade Autónoma de Psicologia do IPOLFG de Lisboa, tendo desenvolvido o seu trabalho na Unidade de Cirurgia Cabeça e Pescoço, tendo colaborado nesta unidade com uma equipa multidisciplinar digna de Louvor. Em 2011 surge o fascínio em compreender o ajustamento psicológico ao desfiguramento facial adquirido, concluindo o seu doutoramento em Psicologia (especialidade Psicologia da Saúde) no Instituto Superior Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU). Realizou um estudo longitudinal e pioneiro em Portugal com a tese intitulada: “Fatores Determinantes no Ajustamento Psicológico ao Desfiguramento Facial Adquirido: a importância da autorregulação, representação cognitiva, emoções e autoconceito”

Em 2012 iniciou a colaboração com o Appearance Matters, desenvolvendo trabalhos em conjunto com 35 países, sobre as diferenças visíveis em crianças, jovens e adultos. Participou em congressos organizados pela University of the West of England e reuniões científicas organizadas pelo COST Action IS1210 – Appearance Matters. Convidado a integrar a equipa do Therapeutic Mirror Research em 2014, com a pretensão de desenvolver a terapia pelo espelho como um instrumento de avaliação e intervenção no ajustamento psicológico ao desfiguramento congénito e adquirido. Integrou em janeiro de 2019 o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social como investigador colaborador.

Atualmente tem publicado mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas e colabora com 26 investigadores em co-autorias de trabalhos científicos.

Formador Certificado com o número EDF 518457/2009 DL.

Membro da American Psychological Association Nº 00194460

Candidato a especialista em: Psicologia da Educação e Psicologia da Saúde Ocupacional.

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Publicado
2019-11-30
Como Citar
Mendes, J., Alcaidinho, D., Alcaidinho, M., & Silva, S. (2019). Desfiguramento facial em contexto pediátrico: Revisão integrativa da literatura. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 5(2), 85-96. https://doi.org/10.31211/rpics.2019.5.2.151
Secção
Artigo de Revisão

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