Prevalência e determinantes sociais da ideação suicida entre estudantes brasileiros em escolas públicas do ensino médio

Autores

  • Marcos Roberto Vieira Garcia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departmento de Ciências Sociais e Educação, Sorocaba, SP https://orcid.org/0000-0002-5668-2923
  • Cláudia Renata dos Santos Barros Instituto Buntantan, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-1582-2010
  • Vera Silvia Facciola Paiva Universidade de São Paulo (USP), Institute de Psicologia, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-8852-3265
  • Maria Carla Corrochano Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Sociais e Educação, Sorocaba, SP, Brazil https://orcid.org/0000-0001-8030-6461
  • Djalma Barbosa Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Departmento de Ciências Sociais Aplicadas, Rondonópolis, MT https://orcid.org/0000-0002-6143-7543
  • Nathália de Souza Machado dos Reis Universidade de São Paulo University (USP), Laboratório de Psicologia Social e Teoria Crítica, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0003-1833-6138
  • Diego Silva Plácido Universidade de São Paulo University (USP), Instituto de Psicologia, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-6827-103X

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.250

Palavras-chave:

Determinantes sociais da saúde, Discriminação social, Estudantes, Ideação suicida, Saúde mental, Estudo transversal

Resumo

Contexto e Objetivo: Estudos recentes mostram um aumento de ideação e comportamentos suicidas entre jovens, havendo fortes associações com ser pobre, ser mulher, ser LGBT (lésbica, gay, bissexual ou transgénero) e sofrer discriminação na escola e/ou na internet. Embora os determinantes sociais da ideação suicida sejam amplamente debatidos em todo o mundo, há uma lacuna sobre esses temas em relação aos jovens brasileiros, o que o presente estudo pretende contribuir para preencher. Métodos: O estudo transversal utilizou uma amostra de conveniência de 475 alunos do ensino médio (16–17 anos) de nove escolas públicas do estado de São Paulo, Brasil. Resultados: Do total de entrevistados, 224 deles relataram ideação suicida ao longo da vida, uma prevalência inesperadamente alta (47,2%). Na análise múltipla com estimativa da razão de prevalência (RP) ajustada, atração por pessoas do mesmo sexo ou bissexual (RP = 1,87; IC95%: 1,5–2,3), estudar em escolas noturnas (RP = 1,36; IC95%: 1,1–1,6) — indicativo de menor condição econômica — e ser discriminado em escola (RP = 1,22; IC95%: 1,0–1,5) e na internet (RP = 1,48; IC95%: 1,2–1,8) foram associados positivamente à ideação suicida ao longo da vida. Raça/etnia e gênero dos alunos não foram associados. Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de consideração dos determinantes sociais da saúde mental no debate público e nos programas de intervenção voltados à juventude no Brasil e em outros lugares. O aprimoramento da promoção da saúde mental, levando-se em conta os determinantes sociopolíticos da saúde, deve ser uma prioridade estratégica e política. É crucial uma perspectiva interseccional abrangente que reflita sobre as várias formas de dominação e como estas se conectam com o sofrimento mental e suas consequências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ansary, N. S. (2020). Cyberbullying: Concepts, theories, and correlates informing evidence-based best practices for prevention. Aggression and Violent Behavior, 50, Article 101343. https://doi.org/ggn3nz

Barros, A. J., & Hirakata, V. N. (2003). Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: An empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio. BMC Medical Research Methodology, 3, Article 21. https://doi.org/c2dnzp

Botega, N. J., Marín-León, L., Oliveira, H. B., Barros, M. B. de A., Silva, V. F., & Dalgalarrondo, P. (2009). Prevalências de ideação, plano e tentativa de suicídio: Um inquérito de base populacional em Campinas, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 25(12), 2632–2638. https://doi.org/cbcnvs

Chang, S. S., Stuckler, D., Yip, P., & Gunnell, D. (2013). Impact of 2008 global economic crisis on suicide: Time trend study in 54 countries. BMJ, 347, Article f5239. https://doi.org/gb3smn

Cochran, S. D., Mays, V. M., & Sullivan, J. G. (2003). Prevalence of mental disorders, psychological distress, and mental health services use among lesbian, gay, and bisexual adults in the United States. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 71(1), 53–61. https://doi.org/djtj55

Cohen-Almagor, R. (2018). Social responsibility on the Internet: Addressing the challenge of cyberbullying. Aggression and Violent Behavior, 39, 42–52. https://doi.org/ggk4vz

Cray, A., Miller, K., & Durso, L. E. (2013). Seeking shelter: The experiences and unmet needs of LGBT homeless youth [Report]. Center for American Progress. https://ampr.gs/3OjPwsa

Ferreira, T. R. de S. C., & Deslandes, S. F. (2018). Cyberbullying: Concepts, dynamics, characters and health implications. Ciência & Saúde Coletiva, 23(10), 3369–3379. https://doi.org/gmwm5h

Garcia, M. R. V. (2009). Homofobia e heterossexismo nas escolas: Discussão na produção científica no Brasil e no mundo [Paper presentation]. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, ABRAPEE, São Paulo. https://bit.ly/3QHQtfs

Garcia, M. R. V. (2019). Políticas de prevenção ao suicídio no Brasil e seu impacto sobre as escolas. RPE Práxis Educacional, 15(36), 43–60. https://doi.org/h7vk

Goto, J. B., Couto, P. F. M., & Bastos, J. L. (2013). Revisão sistemática dos estudos epidemiológicos sobre discriminação interpessoal e saúde mental. Cadernos de Saúde Pública, 29(3), 445–459. https://doi.org/ghmh6b

Hatzenbuehler, M. L., Birkett, M., Van Wagenen, A., & Meyer, I. H. (2014). Protective school climates and reduced risk for suicide ideation in sexual minority youths. American Journal of Public Health, 104(2), 279–286. https://doi.org/f6g5dw

Heilborn, M. L., Aquino, E. M. L., & Knauth, D. (Orgs.). (2006). O aprendizado da sexualidade: Reprodução e trajetórias sociais de jovens brasileiros. Editora Fiocruz: Garamond.

Hinduja, S., & Patchin, J. W. (2010). Bullying, cyberbullying, and suicide. Archives of Suicide Research, 14(3), 206–221. https://doi.org/df8q86

Jaen-Varas, D., Mari, J. J., Asevedo, E., Borschmann, R., Diniz, E., Ziebold, C., & Gadelha, A. (2019). The association between adolescent suicide rates and socioeconomic indicators in Brazil: a 10-year retrospective ecological study. Brazilian Journal of Psychiatry, 41(5), 389–395. https://doi.org/h2tr

Katsaras, G. N., Vouloumanou, E. K., Kourlaba, G., Kyritsi, E., Evagelou, E., & Bakoula, C. (2018). Bullying and suicidality in children and adolescents without predisposing factors: A systematic review and meta-analysis. Adolescent Research Review, 3(2), 193–217. https://doi.org/gm8s2z

Keuroghlian, A. S., Shtasel, D., & Bassuk, E. L. (2014). Out on the street: A public health and policy agenda for lesbian, gay, bisexual, and transgender youth who are homeless. American Journal of Orthopsychiatry, 84(1), 66–72. https://doi.org/ggjmx5

Kim, Y. S., & Leventhal, B. (2008). Bullying and suicide. A review. International Journal of Adolescent Medicine and Health, 20(2), 133–154. https://doi.org/c9dwc4

Klonsky, E. D., May, A. M., & Saffer, B. Y. (2016). Suicide, suicide attempts, and suicidal ideation. Annual Review of Clinical Psychology, 12, 307–330. https://doi.org/gd3vjb

Knighton, J. S., Dogan, J., Hargons, C., & Stevens-Watkins, D. (2020). Superwoman schema: A context for understanding psychological distress among middle-class African American women who perceive racial microaggressions. Ethnicity & Health, 27(4), 1–17. https://doi.org/h2tt

Kosciw, J. G., Greytak, E. A. G., Palmer, N. A., & Boesen, M. J. (2014). The 2013 national school climate survey: The experiences of lesbian, gay, bisexual and transgender youth in our nation’s schools [Report]. GLSEN. https://bit.ly/3tZMDol

Lick, D. J., Durso, L. E., & Johnson, K. L. (2013). Minority stress and physical health among sexual minorities. Perspectives on Psychological Science, 8(5), 521–548. https://doi.org/ gfrj74

Lim, K. S., Wong, C. H., McIntyre, R. S., Wang, J., Zhang, Z., Tran, B. X., Tan, W., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2019). Global lifetime and 12-month prevalence of suicidal behavior, deliberate self-harm and non-suicidal self-injury in children and adolescents between 1989 and 2018: A meta-analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(22). Article 4581. https://doi.org/gh9vj6

Lindsey, R. B., Diaz, R. M., Nuri-Robins, K., Terrell, R. D., & Lindsey, D. B. (2013). A culturally proficient response to LGBT communities: A guide for educators. Corwin Press.

Ministério da Saúde do Governo Federal do Brasil. (2018). Óbitos por suicídio entre adolescentes e jovens negros 2012 a 2016. https://bit.ly/3nf3yj8

Miranda-Mendizabal, A., Castellví, P., Parés-Badell, O., Alayo, I., Almenara, J., Alonso, I., Blasco, M. J., Cebrià, A., Gabilondo, A., Gili, M., Lagares, C., Piqueras, J. A., Rodríguez-Jiménez, T., Rodríguez-Marín, J., Roca, M., Soto-Sanz, V., Vilagut, G., & Alonso, J. (2019). Gender differences in suicidal behavior in adolescents and young adults: Systematic review and meta-analysis of longitudinal studies. International Journal of Public Health, 64(2), 265–283. https://doi.org/gftk35

Moore, S. E., Norman, R. E., Suetani, S., Thomas, H. J., Sly, P. D., & Scott, J. G. (2017). Consequences of bullying victimization in childhood and adolescence: A systematic review and meta-analysis. World Journal of Psychiatry, 7(1), 60–76. https://doi.org/gdvm62

Murphy, J. M., Abel, M. R., Hoover, S., Jellinek, M., & Fazel, M. (2017). Scope, scale, and dose of the world’s largest school-based mental health programs. Harvard Review of Psychiatry, 25(5), 218–228. https://doi.org/h2tv

Mustanski, B., & Liu, R. T. (2013). A longitudinal study of predictors of suicide attempts among lesbian, gay, bisexual, and transgender youth. Archives of Sexual Behavior, 42(3), 437–448. https://doi.org/f4szbn

Nock, M. K., Green, J. G., Hwang, I., McLaughlin, K. A., Sampson, N. A., Zaslavsky, A. M., & Kessler, R. C. (2013). Prevalence, correlates, and treatment of lifetime suicidal behavior among adolescents: Results from the national comorbidity. Survey Replication Adolescent Supplement. JAMA Psychiatry, 70(3), 300–310. https://doi.org/f5dc52

Paiva, V., Garcia, M. R. V., França-Jr, I., da Silva, C. G., Galeão-Silva, L. G., Simões, J. A., Ayres, J. R., & Research Group on Youth’s Health and Human Rights. (2021). Youth and the COVID-19 crisis: Lessons learned from a human rights-based prevention programme for youths in São Paulo, Brazil. Global Public Health, 16(8–9), 1454–1467. https://doi.org/h2tx

Payne, S., Swami, V., & Stanistreet, D. L. (2008). The social construction of gender and its influence on suicide: A review of the literature. Journal of Men’s Health, 5(1), 23–35. https://doi.org/ccwd7p

Piccin, J., Manfro, P. H., Caldieraro, M. A., & Kieling, C. (2020). The research output on child and adolescent suicide in Brazil: A systematic review of the literature. Revista Brasileira de Psiquiatria, 42(2), 209–213. https://doi.org/h2tw

Reinherz, H. Z., Tanner, J. L., Berger, S. R., Beardslee, W. R., & Fitzmaurice, G. M. (2006). Adolescent suicidal ideation as predictive of psychopathology, suicidal behavior, and compromised functioning at age 30. The American Journal of Psychiatry, 163(7), 1226–1232. https://doi.org/fw5p25

Showalter, E. (1987). The female malady: Women, madness, and English culture, 1830-1980. Virago Press.

Silva, M., Loureiro, A., & Cardoso, G. (2016). Social determinants of mental health: A review of the evidence. The European Journal of Psychiatry, 30(4), 259–292. https://bit.ly/3bcQmZ6

Sousa, S. Z., & Oliveira, R. P. de. (2008). Ensino Médio noturno: Democratização e diversidade. Educar em Revista, 31, 53–72. https://bit.ly/3nvsYsZ

Stuckler, D., Basu, S., Suhrcke, M., Coutts, A., & McKee, M. (2009). The public health effect of economic crises and alternative policy responses in Europe: An empirical analysis. Lancet, 374(9686), 315–323. https://doi.org/d9rv3t

Turecki, G., & Brent, D. A. (2016). Suicide and suicidal behaviour. Lancet, 387(10024), 1227–1239. https://doi.org/f8d9hg

van Geel, M., Vedder, P., & Tanilon, J. (2014). Relationship between peer victimization, cyberbullying, and suicide in children and adolescents: A meta-analysis. JAMA Pediatrics, 168(5), 435–442. https://doi.org/gd3vnr

World Health Organization. (2021). Suicide. https://bit.ly/3tXRoie

Downloads

Publicado

02-09-2022

Como Citar

Vieira Garcia, M. R., dos Santos Barros, C. R., Facciola Paiva, V. S., Corrochano, M. C., Barbosa, D., de Souza Machado dos Reis, N. ., & Silva Plácido, D. . (2022). Prevalência e determinantes sociais da ideação suicida entre estudantes brasileiros em escolas públicas do ensino médio. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 8(2), 1–11. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.250

Edição

Secção

Artigo Original