Fertility Awareness Project: Contributo de um focus group com adolescentes portugueses

Autores

  • Filipa Bento Nogueira Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9533-5820
  • Ana Galhardo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3484-6683
  • Mariana Veloso Martins Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0000-0001-6489-0290
  • Marina Cunha Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5957-1903

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.283

Palavras-chave:

Adolescentes, Fertility awareness, Focus group, Serious game, Estudo qualitativo

Resumo

Objetivo: No âmbito de um projeto destinado à promoção da fertility awareness, desenvolvido pela Fertility Europe, pretendeu-se recolher informação junto de adolescentes portugueses, relativamente às suas perceções e opiniões acerca de um possível serious educational game sobre este tema. Métodos: Recorreu-se à metodologia de focus group, tendo sido elaborado um guião de questões e definidos os critérios de inclusão e exclusão dos participantes. Após a condução do focus group com oito adolescentes com idades entre os 15 e 18 anos, seguiu-se a análise de dados de forma dedutiva. Resultados: Os participantes consideraram os seus conhecimentos sobre a fertilidade e os fatores que a afetam limitados, destacando a utilidade de um jogo educativo de fertility awareness para o aprofundamento da compreensão destes conceitos, e referiram estar disponíveis para o jogar. Os adolescentes realçaram a importância de aspetos como a componente gráfica, os atributos competitivos, a expetativa de entretenimento, o potencial de aprendizagem, tal como a disponibilização de um website com informação adicional. Foram também identificadas potenciais barreiras à utilização do jogo, nomeadamente o tempo despendido na sua utilização, uma divulgação inadequada, um caráter monótono e cansativo e, ainda, poder não corresponder aos interesses de alguns jovens. Conclusões: Os participantes expressaram o desejo de obter mais conhecimentos sobre a fertilidade, considerando útil o desenvolvimento de um serious game para este efeito e demonstrando-se disponíveis para o utilizarem. Foi possível compreender as preferências dos adolescentes relativamente às características do jogo, sugerindo-se que estas sejam tidas em conta no seu desenvolvimento.

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Publicado

06-03-2023

Como Citar

Bento Nogueira, F., Galhardo, A., Veloso Martins, M., & Cunha, M. (2023). Fertility Awareness Project: Contributo de um focus group com adolescentes portugueses. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(1), 1–21. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.283

Edição

Secção

Artigo Original