Ansiedade, depressão e stress em estudantes universitários deslocados da sua residência
DOI:
https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.2.343Palavras-chave:
Alojamento, Ansiedade, Depressão, Estudantes Universitários, Stress, Estudo de Levantamento DescritivoResumo
Contexto: Os estudantes universitários enfrentam processos de adaptação, sobretudo quando deslocados, o que pode resultar em dificuldades emocionais. Objetivos: O estudo visou descrever as condições de alojamento destes estudantes; comparar os níveis de ansiedade, depressão e stress em função de variáveis sociodemográficas e em relação à população geral; examinar associações entre variáveis sociodemográficas e os sintomas emocionais negativos; explorar diferenças nestes sintomas em função da dificuldade em encontrar alojamento e custos habitacionais. Métodos: Estudo transversal com 163 estudantes que preencheram um Questionário Sociodemográfico, o Questionário Sobre as Condições de Alojamento e as Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). A amostra foi não probabilística, obtida por amostragem snowball. Resultados: As mulheres reportaram níveis mais elevados de ansiedade (t(161) = 2,02; p = 0,045) e stress (t(161) = 2,77; p = 0,006), mas não de depressão (t(161) = 0,68; p = 0,497). Os estudantes deslocados apresentaram valores superiores nos sintomas emocionais negativos (EADS-21) comparativamente à população portuguesa (t(161) = 3,23; p < 0,001; t(160) = 5,76; p < 0,001; t(161) = 3,25; p < 0,001, respetivamente). Não se verificaram diferenças nos sintomas em função da dificuldade em conseguir alojamento ou dos custos habitacionais. Conclusões: Os estudantes deslocados evidenciaram significativamente mais sintomas emocionais negativos que a população geral, o que remete para a relevância de desenvolver medidas de apoio psicológico para este grupo.
Downloads
Referências
Almeida, L. S. (2015). A transição para o ensino superior: Adaptação, apoio social e saúde mental em estudantes universitários. Universidade de Lisboa.
Amaro, P., Fonseca, C., Afonso, A., Jacinto, G., Gomes, L., Pereira, H., José H., Silva, C., Lima, A., Arco, H., Nabais, J., Lopes, M., Pereira, A., Fragoeiro, I., & Pinho, L. G. (2024). Depression and anxiety of Portuguese university students: A cross‐sectional study about prevalence and associated factors. Depression and Anxiety, 2024(1), 1–14. https://doi.org/nvbt
American College Health Association. (2018). American College Health Association-National College Health Assessment II: Undergraduate student reference group executive summary spring. https://bitly.cx/XGiK
Amit, N., Ismail, R., Zumrah, A. R., Mohd Nizah, M. A., Tengku Muda, T. E. A., Tat Meng, E. C., Ibrahim, N., & Che Din, N. (2020). Relationship between debt and depression, anxiety, stress, or suicide ideation in Asia: A systematic review. Frontiers in Psychology, 11, Artigo 1336. https://doi.org/gp66zv
Apóstolo, J. L. A., Tanner, B. A., & Arfken, C. L. (2012). Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da Depression, Anxiety and Stress Scale-21. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 20, 590–596. https://doi.org/nbz8
Arnett, J. J. (2011). Emerging adulthood(s): The cultural psychology of a new life stage. Em L. A. Jensen (Org.), Bridging cultural and developmental approaches to psychology: New synthesis in theory, research, and policy (pp. 255–275). Oxford University Press. https://doi.org/b85243
Bento, M. D. C., Barroso, T., Ferreira, T. R., Henriques, C., Pimentel, H., Ramos, L. A. A. M. D., Amorim, R., & Vinagre, M. D. G. (2021). Comportamentos de saúde e bem-estar dos estudantes do ensino superior politécnico: Um diagnóstico a partir da perspetiva dos estudantes. Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. https://bitly.cx/VL8Kf
Belay Ababu, G., Belete Yigzaw, A., Dinku Besene, Y., & Getinet Alemu, W. (2018). Prevalence of adjustment problem and its predictors among first-year undergraduate students in Ethiopian university: A cross-sectional institution based study. Psychiatry Journal, 1–7. https://doi.org/nvbv
Cheung, D. K., Tam, D. K. Y., Tsang, M. H., Zhang, D. L. W., & Lit, D. S. W. (2020). Depression, anxiety, and stress in different subgroups of first-year university students from 4-year cohort data. Journal of Affective Disorders, 274, 305–314. https://doi.org/gh2pd6
Cohen, J. (1992). A power primer. Psychological Methods, 112(1), 155–159. https://doi.org/bd7nd2
Comissão Europeia. (2020). The European higher education area in 2020: Bologna Process Implementation Report. Publications Office of the European Union. https://bitly.cx/m5Sek
Dancey, C. P., & Reidy, J. (2017). Statistics without maths for psychology (pp. 632–632). Pearson Education.
Direção-Geral do Ensino Superior. (2019). Plano nacional para o alojamento no ensino superior. https://bitly.cx/xhIb
Dumitrache, L., Stănculescu, E., Nae, M., Dumbrăveanu, D., Simion, G., Taloș, A. M., & Mareci, A. (2021). Post-lockdown effects on students’ mental health in Romania: Perceived stress, missing daily social interactions, and boredom proneness. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(16), Artigo 8599. https://doi.org/nvhc
Easterbrook, M. J., & Vignoles, V. L. (2015). When friendship formation goes down the toilet: Design features of shared accommodation influence interpersonal bonds and well-being. British Journal of Social Psychology, 54(1), 125–139. https://doi.org/ghw7gp
Eurostudent. (2019). Social and economic conditions of student life in Europe. Eurostudent VI / Synopsis of indicators 2016-2018. https://bitly.cx/cd45
Franzoi, I. G., Carnevale, G., Sauta, M. D., & Granieri, A. (2023). Housing conditions and psychological distress among higher education students: a systematic literature review. Journal of Further and Higher Education, 47(2), 229–241. https://doi.org/nvbw
Freires, L. A., Sousa, E. A., Loureto, G. D. L., Monteiro, R. P., & Gouveia, V. V. (2018). Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Psico-USF, 23(3), 453–464. https://bitly.cx/wqBEx
Graves, B. S., Hall, M. E., Dias-Karch, C., Haischer, M. H., & Apter, C. (2021). Gender differences in perceived stress and coping among college students. PloS one, 16(8), Artigo e0255634. https://doi.org/gnrzx2
Guimarães, A. M. (2017). A experiência de transição para a vida adulta dos jovens: O papel das competências de vida na promoção de transições bem-sucedidas [Dissertação de mestrado, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro]. Repositório da UTAD. https://bitly.cx/lfnFg
Instituto Nacional de Estatística. (2021). Estatísticas da Educação 2019/2020. Ensino superior. https://bitly.cx/3dNr
Laura, C., Carlos, C., Santiago, G., Graziela, R., & José, C. M. (2024). Prevalence and risk factors for anxiety, stress and depression among higher education students in Portugal and Brazil. Journal of Affective Disorders Reports, 17, 100825. https://doi.org/nvbx
Lee, R. C., Hu, H., Kawaguchi, E. S., Kim, A. E., Soto, D. W., Shanker, K., Klausner, J. D., Van Orman, S., & Unger, J. B. (2022). COVID-19 booster vaccine attitudes and behaviors among university students and staff in the United States: The USC Trojan pandemic research Initiative. Preventive Medicine Reports, 28, Artigo 101866. https://doi.org/g6xsv3
Lovibond, P. F., & Lovibond, S. H. (1995). The structure of negative emotional states: Comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behaviour Research and Therapy, 33(3), 335–343. https://doi.org/fwhsp7
Maia, B., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da covid-19. Estudos De Psicologia (Campinas), 37. https://doi.org/ggxdws
Morganti, A., Brambilla, A., Aguglia, A., Amerio, A., Miletto, N., Parodi, N., Porcelli, C., Odone, A., Costanza, A., Signorelli, C., Serafini, G., Amore, M., & Capolongo, S. (2022). Effect of housing quality on the mental health of university students during the COVID-19 lockdown. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(5), Artigo 2918. https://doi.org/nvhd
Pais-Ribeiro, J. L., Honrado, A., & Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia, Saúde & Doenças, 5(2), 229–239. https://bitly.cx/YPOrZ
Pittman, L. D., & Richmond, A. (2008). University belonging, friendship quality, and psychological adjustment during the transition to college. The Journal of Experimental Education, 76(4), 343–362. https://doi.org/fbqxcx
Pointon-Haas, J., Waqar, L., Upsher, R., Foster, J., Byrom, N., & Oates, J. (2023). A systematic review of peer support interventions for student mental health and well-being in higher education. BJPsych Open, 10(1), Artigo e12. https://doi.org/gtphtj
PORDATA. (2023). Alunos inscritos no ensino superior por nacionalidade, subsistema de ensino e ciclo de estudos https://bitly.cx/RrXU6
Sheldon, E., Simmonds-Buckley, M., Bone, C., Mascarenhas, T., Chan, N., Wincott, M., Gleeson, H., Sow., K., Hind, D., & Barkham, M. (2021). Prevalence and risk factors for mental health problems in university undergraduate students: A systematic review with meta-analysis. Journal of Affective Disorders, 287, 282–292. https://doi.org/gmxhms
Silva, O., Caldeira, S. N., Sousa, A., & Mendes, M. (2020). Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 118–136. https://bitly.cx/emSKY
Silva, V., Costa, P., Pereira, I. M., Faria, R. T. d., Salgueira, A. P., Costa, M. J., Sousa, N., Cerqueira, J. J., & Morgado, P. (2017). Depression in medical students: Insights from a longitudinal study. BMC Medical Education, 17(1), Artigo 184. https://doi.org/gcgbjb
Simpeh, F., & Shakantu, W. (2020). An on-campus university student accommodation model. Journal of Facilities Management, 18(3), 213–229. https://doi.org/gthgdf
Stallman, H. M. (2010). Psychological distress in university students: A comparison with general population data. Australian Psychologist, 45(4), 249–257. https://doi.org/fj3dds
Wathelet, M., Duhem, S., Vaiva, G., Baubet, T., Habran, E., Veerapa, E., Debien, C., Molenda, S., Horn, M., Grandgenèvre, P., Notredame, C. E., & D'Hondt, F. (2020). Factors associated with mental health disorders among university students in France confined during the COVID-19 pandemic. JAMA, 3(10), Artigo e2025591. https://doi.org/fsrq
Worsley, J. D., Harrison, P., & Corcoran, R. (2021). The role of accommodation environments in student mental health and wellbeing. BMC Public Health, 21(1), Artigo 573. https://doi.org/nvbz
Zhang, C., Shi, L., Tian, T., Zhou, Z., Peng, X., Shen, Y., Li, Y., & Ou, J. (2022). Associations between academic stress and depressive symptoms mediated by anxiety symptoms and hopelessness among Chinese college students. Psychology Research and Behavior Management, 15, 547–556. https://doi.org/nvb2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Ilda Maria Massano-Cardoso, Sofia de Carvalho Figueiredo, Ana Galhardo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.