Bullying, vinculação e estilos educativos parentais em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico

Autores

  • Sónia Catarina Carvalho Simões Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0002-6691-7941
  • Joaquim Jorge Ferreira Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal
  • Sandra Braga Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal
  • Henrique Testa Vicente Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0001-5571-9168

DOI:

https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.1.8

Palavras-chave:

Vinculação, Estilos educativos parentais, Bullying, Adolescentes

Resumo

Objetivos: Dado que a literatura salienta o impacto da vinculação e do comportamento parental nos comportamentos de bullying, temos como objetivo estudar os comportamentos de bullying, de visibilidade crescente em adolescentes no contexto escolar, e a sua relação com a qualidade da vinculação e os estilos educativos parentais. Método: A amostra deste estudo envolveu 50 adolescentes, 26 raparigas e 24 rapazes, com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 14,24). O protocolo foi composto por: Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar (QEVE), Inventário de Vinculação na Adolescência (IPPA) e A Parental Rearing Style Questionnaire for use with Adolescents (EMBU-A). Resultados: Os adolescentes da nossa amostra tendem a ser mais observadores em situações de bullying, sendo os tipos de violência mais frequentes a exclusão social e a agressão verbal. As vítimas de bullying são mais frequentemente jovens de nível socioeconómico baixo e as raparigas são mais observadoras de exclusão social e agressão verbal do que os rapazes. No que respeita à vinculação, os jovens com mais comportamentos agressivos percecionam menor comunicação e confiança em relação ao pai e aos amigos e quando se sentem alienados face aos seus pares, estão mais sujeitos a serem vítimas de bullying. Por fim, relativamente aos estilos educativos parentais, os adolescentes mais agressivos tendem a ser os que sentem maior rejeição e menor suporte emocional maternos. Conclusões: Fica, então, sublinhada a importância para os comportamentos de bullying dos estilos educativos parentais e da qualidade da vinculação dos jovens com as figuras significativas. Estas conclusões remetem-nos para implicações ao nível da prevenção deste fenómeno, sendo importante não só considerar variáveis individuais, mas também como o sujeito interage em todos os seus sistemas de pertença, focando a construção de relações afetivas.

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Publicado

28-02-2015

Como Citar

Simões, S. C. C., Ferreira, J. J., Braga, S., & Vicente, H. T. (2015). Bullying, vinculação e estilos educativos parentais em adolescentes do 3º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 1(1), 30–41. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.1.8

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