Adaptação e validação do Índice Personalizado de Flexibilidade Psicológica numa amostra da população portuguesa

Autores

  • Carolina Veríssimo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0009-0001-7258-7459
  • Marina Cunha Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5957-1903
  • Ilda Massano-Cardoso Instituto Superior Miguel Torga; Universidade de Coimbra, Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), Faculdade de Economia;; Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2510-2348
  • Ana Galhardo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3484-6683

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2025.11.1.398

Palavras-chave:

Estudo psicométrico,, Flexibilidade Psicológica, PPFI, Validação, Análise Fatorial Confirmatória

Resumo

Contexto: A flexibilidade psicológica é fundamental para a saúde mental, mas a sua avaliação ainda carece de instrumentos adequados à realidade portuguesa. Este estudo contribuiu para colmatar essa lacuna, validando um instrumento inovador que integra dimensões específicas e apresenta evidências robustas de fiabilidade e validade, diferenciando-se de outras medidas existentes. Objetivo: Validar o Índice de Flexibilidade Psicológica Personalizado (PPFI) para a população portuguesa, analisando a sua estrutura fatorial, consistência interna, qualidade dos itens, fidedignidade teste-reteste e relação com variáveis de interesse. Métodos: Participaram 368 indivíduos com idades entre 18 e 62 anos (M = 25,44, DP = 9,50), que completaram um protocolo onlinecomposto por questões sociodemográficas e instrumentos de autorresposta que avaliaram a flexibilidade psicológica (PPFI, MPFI-24), valores (ELS-9), inflexibilidade psicológica (AAQ-II) e afeto positivo e negativo (PANAS). O reteste do PPFI foi realizado com 57 participantes após quatro semanas. Resultados: A análise fatorial confirmatória sustentou um modelo com um fator superior (pontuação total) e três fatores específicos (Evitamento, Aceitação e Aproveitamento), com índices de ajustamento aceitáveis. O PPFI demonstrou boa fidedignidade (a = 0,70) e estabilidade temporal. O PPFI correlacionou-se positivamente com a inflexibilidade (MPFI-24), valores (ELS-9) e afeto positivo (PANAS-P), e negativamente com o evitamento experiencial (AAQ-II) e afeto negativo (PANAS-N). Idade e o sexo não se correlacionaram com a pontuação global. Conclusões: O PPFI revelou-se um instrumento válido e fidedigno para avaliar a flexibilidade psicológica em adultos portugueses. A sua validação contribui para a prática baseada em evidências, sendo especialmente relevante para investigações sobre a eficácia de intervenções voltadas para a promoção da flexibilidade psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akbari, M., Disabato, D., Seydavi, M., & Zamani, E. (2021). The Persian personalized psychological flexibility index (P-PPFI): Psychometric properties in a general population sample of Iranians. Journal of Contextual Behavioral Science, 22, 32–43. https://doi.org/gt5whx

Beaton, D. E., Bombardier, C., Guillemin, F., & Ferraz, M. B. (2000). Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, 25(24), 3186–3191 https://doi.org/btsg8d

Ben-Itzhak, S., Bluvstein, I., & Maor, M. (2014). The psychological flexibility questionnaire (PFQ): Development, reliability and validity. WebmedCentral Psychology, 5(4). https://doi.org/pdc9

Benoy, C., Knitter, B., Knellwolf, L., Doering, S., Klotsche, J., & Gloster, A. T. (2019). Assessing psychological flexibility: Validation of the Open and Engaged State Questionnaire. Journal of Contextual Behavioral Science, 12, 253–260. https://doi.org/gg87dh

Bond, F. W., Hayes, S. C., Baer, R. A., Carpenter, K. M., Guenole, N., Orcutt, H. K., Waltz, T., & Zettle, R. D. (2011). Preliminary psychometric properties of the Acceptance and Action Questionnaire-II: A revised measure of psychological flexibility and experiential. Behavior Therapy, 42(4), 675–668. https://doi.org/ftbs23

Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. Guilford Publications. bit.ly/3ZARNH7

Cherry, K. M., Vander Hoeven, E., Patterson, T. S., & Lumley, M. N. (2021). Defining and measuring “psychological flexibility”: A narrative scoping review of diverse flexibility and rigidity constructs and perspectives. Clinical Psychology Review, 84, Artigo 101973. https://doi.org/gh2cjw

Cohen, J. (1998). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences (2nd ed). Lawrence Erlbaum Associates. https://doi.org/vv3

Cunha, M. & Santos, A. M. (2011). Avaliação da Inflexibilidade Psicológica em Adolescentes: Estudo das qualidades psicométricas da versão portuguesa do Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y). Laboratório de Psicologia, 9 (2), 135–149. https://shorturl.at/DIgRz

Cunha, M., Coimbra, M., Oliveira, S. & Ferreira, C. (2022). Assessing Psychological Inflexibility in Adolescents: A Validation Study of the Portuguese Short Version of the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth. Child & Youth Care Forum. https://doi.org/jvf7

Cunha, M., Temido, A., Moniz, S., & Galhardo, A. (2024). Assessing psychological flexibility and mental health in adults: The Psy-Flex European Portuguese version. Journal of Contextual Behavioral Science, 32. https://doi.org/ppqb

Dennis, J. P., & Vander Wal, J. S. (2010). The cognitive flexibility inventory: Instrument development and estimates of reliability and validity. Cognitive Therapy and Research, 34(3), 241–253. https://doi.org/brn3zm

Doorley, J. D., Goodman, F. R., Kelso, K. C., & Kashdan, T. B. (2020). Psychological flexibility: What we know, what we do not know, and what we think we know. Social and Personality Psychology Compass, 14(12), 1–11. https://doi.org/gmn79j

Fang, S., Huang, M., & Wang, Y. (2023). Reliability and validity of the Chinese version of personalized psychological flexibility index (C-PPFI) in college students. Journal of Contextual Behavioral Science, 28, 23–32. https://doi.org/n8s9

Faulkner, J. W., Theadom, A., Mahon, S., Snell, D. L., Barker-Collo, S., & Cunningham, K. (2020). Psychological flexibility: A psychological mechanism that contributes to persistent symptoms following mild traumatic brain injury. Medical hypotheses, 143, Artigo 110141. https://doi.org/gk8xn9

Flórido, S. & Cunha, M., Carreiras, & Galhardo, A. (2024). Adaptação da Versão Portuguesa do Multidimensional Pychological Flexibility Inventory para Adolescentes: Estrutura fatorial e propriedades psicométricas. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 72(2), 55–69. https://doi.org/pnt3

Francis, A. W., Dawson, D. L., & Golijani-Moghaddam, N. G. (2016). The development and validation of the comprehensive assessment of Acceptance and Commitment Therapy processes (CompACT). Journal of Contextual Behavioral Science, 5, 134–145. https://doi.org/gdj5ms

Gabrys, R. L., Tabri, N., Anisman, H., & Matheson, K. (2018). Cognitive control and flexibility in the context of stress and depressive symptoms: The Cognitive Control and Flexibility Questionnaire. Frontiers in Psychology, 9, 1–19. https://doi.org/gfp4cq

Galinha, I. C., Pereira, C. R., & Esteves, F. (2014). Versão reduzida da escala portuguesa de afeto positivo e negativo-PANAS-VRP: Análise fatorial confirmatória e invariância temporal. Psicologia, 28(1), 53–65. https://doi.org/kqf5

Gámez, W., Chmielewski, M., Kotov, R., Ruggero, C., Suzuki, N., & Watson, D. (2014). The brief experiential avoidance questionnaire: development and initial validation. Psychological Assessment, 26(1), 35–45. https://shorturl.at/0pHoK

Gloster, A. T., Block, V. J., Klotsche, J., Villanueva, J., Rinner, M. T. B., Benoy, C., Walter, M., Karekla, M., & Bader, K. (2021). Psy-Flex: A contextually sensitive measure of psychological flexibility. Journal of Contextual Behavioral Science, 22, 13–23. https://doi.org/gm8zmk

Gloster, A. T., Klotsche, J., Chaker, S., Hummel, K. V., & Hoyer, J. (2011). Assessing psychological flexibility: What does it add above and beyond existing constructs? Psychological Assessment, 23(4), 970–982. https://doi.org/fw3w5m

Greco, L. A., Lambert, W., & Baer, R. A. (2008). Psychological inflexibility in childhood and adolescence: development and evaluation of the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth. Psychological Assessment, 20(2), 93–102. https://doi.org/chm754

Grégoire, S., Gagnon, J., Lachance, L., Shankland, R., Dionne, F., Kotsou, I., Monestès, J.-L., Rolffs, J. L., & Rogge, R. D. (2020). Validation of the English and French versions of the Multidimensional Psychological Flexibility Inventory short form (MPFI-24). Journal of Contextual Behavioral Science, 18, 99–110. https://doi.org/jz9k

Hayes, S. C., Luoma, J. B., Bond, F. W., Masuda, A., & Lillis, J. (2006). Acceptance and commitment therapy: Model, processes and outcomes. Behaviour Research and Therapy, 44, 1–25. https://doi.org/dp332g

Hayes, S. C., Pistorello, J., & Levin, M. E. (2012). Acceptance and commitment therapy as a unified model of behavior change. The Counseling Psychologist, 40(7), 976–1002. https://doi.org/gdj4s4

Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 6(1), 1–55. https://doi.org/dbt

International Test Commission. (2017). The ITC guidelines for translating and adapting tests (2.ª ed.). www.intestcom.org

Kashdan, T. B., & Rottenberg, J. (2010). Psychological flexibility as a fundamental aspect of health. Clinical Psychology Review, 30(7), 865–878. https://doi.org/dcp6p6

Kashdan, T. B., Disabato, D. J., Goodman, F. R., Doorley, J. D., & McKnight, P. E. (2020). Understanding psychological flexibility: A multimethod exploration of pursuing valued goals despite the presence of distress. Psychological Assessment, 32(9), 829–850. https://doi.org/gkmwkb

Kline, R. B. (2005). Principles and practice of structural equation modelling (2.ª ed.). The Guildford Press. https://shorturl.at/k99et

Pallant, J. (2016). SPSS Survival manual: a step by step guide to data analysis using SPSS program (6.ª ed.). McGraw-Hill Education. bit.ly/4jl04Gk

Pereira, C., Cunha, M., Massano-Cardoso, I., & Galhardo, A. (2023). Avaliação da (in)flexibilidade psicológica na população portuguesa: Validação da versão breve do Multidimensional Psychological Flexibility Inventory (MPFI-24). Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 9(1). https://doi.org/n8tb

Pinto-Gouveia, J., Gregório, S., Dinis, A., & Xavier, A. (2012). Experiential avoidance in clinical and non-clinical samples: AAQ-II Portuguese Version. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 12(2), 139–156. bit.ly/4jiUUuf

Rolffs, J. L., Rogge, R. D., & Wilson, K. G. (2016). Disentangling components of flexibility via the hexaflex model: Development and validation of the Multidimensional Psychological Flexibility Inventory (MPFI). Assessment, 25(4), 458–482. https://doi.org/gdmhtg

Schreiber, J. B., Nora, A., Stage, F. K., Barlow, E. A., & King, J. (2006). Reporting structural equation modeling and confirmatory factor analysis results: A review. The Journal of Educational Research, 99(6), 323–338. https://doi.org/ch3sqp

Soares, R., Cunha, M., Massano-Cardoso, I., & Galhardo, A. (2023). Assessing psychological flexibility in adolescents: Validation of PsyFlex-A. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 9(1), 1–18. https://doi.org/ch3sqp

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Experimental designs using ANOVA (Vol. 724). Belmont, CA. Thomson/Brooks/Cole.

Thompson, M., Bond, F. W., & Lloyd, J. (2019). Preliminary psychometric properties of the Everyday Psychological Inflexibility Checklist. Journal of Contextual Behavioral Science, 12, 243–252. https://doi.org/grznfz

Trindade, I. A., Ferreira, C., Pinto-Gouveia, J., & Nooren, L. (2016). Clarity of personal values and committed action: Development of a shorter engaged living scale. Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment, 38, 258–265. https://doi.org/gfvwnz

Trindade, I. A., Ferreira, N. B., Mendes, A. L., Ferreira, C., Dawson, D., & Golijani-Moghaddam, N. (2021). Comprehensive assessment of Acceptance and Commitment Therapy processes (CompACT): Measure refinement and study of measurement invariance across Portuguese and UK samples. Journal of Contextual Behavioral Science, 21, 30–36. https://doi.org/gj4zd3

Trompetter, H. R., ten Klooster, P. M., Schreurs, K. M. G., Fledderus, M., Westerhof, G. J., & Bohlmeijer, E. T. (2013). Measuring values and committed action with the Engaged Living Scale (ELS): Psychometric evaluation in a nonclinical sample and a chronic pain sample. Psychological Assessment, 25(4), 1235–1246. https://doi.org/f5jrd6

Watson, D., Clark, L. A., & Tellegen, A. (1988). Development and validation of brief measures of positive and negative affect: The PANAS scales. Journal of Personality and Social Psychology, 54(6), 1063–1070. https://doi.org/ck3

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

Veríssimo, C., Cunha, M., Massano-Cardoso, I., & Galhardo, A. (2025). Adaptação e validação do Índice Personalizado de Flexibilidade Psicológica numa amostra da população portuguesa. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 11(1), 1–18. https://doi.org/10.31211/rpics.2025.11.1.398

Edição

Secção

Artigo Original

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>